RBE

RBE


A Biblioteca Escolar
As transformações da sociedade atual, relacionadas com a forma como acedemos à informação e ao conhecimento, como aprendemos e comunicamos, refletem-se na escola. Assim, a aprendizagem dos alunos pressupõe o desenvolvimento de um “conjunto de literacias essenciais que incluem não só as competências básicas da leitura, matemática ou ciências, como outras, de que são exemplo as competências da informação, digitais e dos média”[1]. O desenvolvimento destas literacias é uma responsabilidade da escola e de todos os docentes, sendo a Biblioteca Escolar um recurso privilegiado para o seu exercício.
As três Bibliotecas Escolares do Agrupamento, para além de garantirem serviços de biblioteca aos utilizadores, prestam apoio ao currículo e desenvolvem atividades e projetos, que têm como finalidade primordial o desenvolvimento da leitura e das literacias mas também a promoção de atitudes e valores, sem os quais, dificilmente, essas aprendizagens se realizariam.

[1]   Aprender com a biblioteca escolar
Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares (http://www.rbe.min-edu.pt/np4/89/681.html)

2ª Versão - Aprender com a Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário